Você consegue saber a pulsação ouvindo uma música? / Bairro Paraíso

1 (2)

Dançar no ritmo, bater palmas no parabéns, atividades físicas quaisquer, a nossa fala ou o coração que pulsa. O pulsar é um movimento que podemos até mesmo traduzir por vida, pois quando o pulsar cessa é sinal que a música parou, a caminhada acabou, a vida terminou.

Por isso o pulsar é lindo, até mesmo corpos celestes irradiam em determinadas pulsações.

Vemos então enquanto o mundo existir haverá pulsação, então não será a música a possibilidade que temos de sentir e celebrar tudo que existe e ao perceber a pulsação não seria também um encontro percebido de nós com o mundo. Não seria a música um momento em que podemos nos conectar ao mundo, nos unir e celebrar todo esse movimento de pulsar e proclamar infindáveis pulsações que nunca cessam.

Falando agora sobre música, você até consegui compor-lá apenas com a melodia, mas essa melodia para nascer é necessário que o ritmo/pulsação esteja presente, você até consegui fazer um jingle que seja apenas com a harmonia, no entanto irá perceber que haverá necessidade de estabelecer uma pulsação para tal arte e por fim pode juntar muitos instrumentos percussivos colocando todos a dançarem em um grande frenesi mostrando assim o grande poder da música através do ritmo, notando ao mesmo tempo que tudo está ligado ao ritmo e é justamente nele que se encontra a pulsação.

A pulsação é de tamanha importância que deve ser aperfeiçoada já na primeira infância, sim aperfeiçoada, pois apesar de ser algo natural curiosamente necessita ser aprendido. Seja no balanço ao ninar a criança, cultos religiosos ou atividades lúdicas, a cultura em que está inserido lhe presenteara com essa dádiva divina.

Por isso se alguma vez você se deparou escutando uma música e de repente se viu batendo o pé no ritmo da música, acredite isso foi um aprendizado natural. Natural porque seu corpo estava ansioso por isso. Já se perguntou o porque que os animais não dançam? Será que eles não sentem a pulsação de uma música? É claro que sentem, mas é necessário cognição, inteligência para percebê-la. Portanto, curta essa dádiva de bater o pé, pois ela é oferecida apenas a nós seres humanos. Se há algo que podemos nos orgulhar eu diria que essa é uma delas.

Sinta a pulsação, insira a sua pulsação no mundo e assim quem sabe podemos de fato nos unir em uma pulsação complexa e vibrante!

 

Um fortíssimo abraço musical meus caros!

Professor Bruno Lucio

.   

.   

.   

.   

.   

#escolademusica #musica #auladecanto #auladeviolao #auladepiano #auladecavaquinho #aulademusicalizacao #auladetecnologiamuscial #auladeviolino #canto #violao #violino #piano #musicalizacao #educacaomusical #cavaquinho #compositor #jazz #blues #microempreendedor #song #music