Ukulele

ukulele-blog-performance-escola-de-musica

Muitas vezes confundido com o cavaquinho, o ukulele é um instrumento cada vez mais popular. Mas isso não é só porque o músico havaiano Israel Kamakawiwo'ole ajudou a popularizar o instrumento, especialmente na interpretação da música "Over the Rainbow". E tampouco porque o George Harrison era um grande fã do instrumento. Talvez seja por seu tamanho pequeno, facilitando o transporte. Ou até por seu som agradável e marcante. Conheça abaixo um pouco mais sobre o ukulele.

Origem do Ukulele

Desenvolvido na década de 1880, o ukulele foi introduzido nas ilhas havaianas por imigrantes portugueses da Madeira, Açores e Cabo Verde. Quando migraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Sendo assim, os instrumentos ancestrais dele seriam o cavaquinho e o rajão. No idioma havaiano, o nome do instrumento significa, dentre as interpretações possíveis, “pulga saltitante”. Isso devido ao movimento das mãos de quem toca o instrumento.

Atribui-se a criação do instrumento a três imigrantes: os marceneiros madeirenses Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto Dias. Em agosto de 1879, a imprensa local relatou que os habitantes da ilha da Madeira, recentemente chegados, estavam encantando as pessoas com concertos de rua noturnos. Além disso, um dos fatores mais importantes no estabelecimento do ukulele na música e cultura havaianas seria o forte apoio e promoção do instrumento pelo rei Kalākaua. Um patrono das artes, ele o incorporou em apresentações em reuniões reais.

Entretanto, existe uma lenda que atribui o nome ao apelido do inglês Edward William Purvis, um dos oficiais do rei Kalākaua, por causa de seu pequeno tamanho, maneira inquieta e habilidade de tocar. 

Soprano, Tenor, Concert ou Barítono?

O Ukulele soprano é o tipo clássico, tradicional. E dentre os quatro tipos é o menor. A tensão das cordas é leve e a afinação é simples. Sendo assim, ele é o mais indicado a quem nunca tocou um instrumento de cordas. Mas pra quem tem mãos grandes, pode existir uma certa dificuldade para tocar suas pequenas casas. Essa modalidade de ukulele tem entre 33 a 35 cm e sua afinação é em C (dó). Dessa forma, suas cordas estão afinadas em G (sol), C (dó), E (mi) e A (lá).

Já o modelo concert é uma ótima opção de instrumento mais versátil. Ainda que ele tenha a mesma afinação dos instrumentos do soprano e do tenor, ele tem mais casas que o soprano e o espaço entre os trastes é maior. Seu tamanho varia entre 38 a 40cm. O tenor é a opção de ukulele ideal para quem tem mão grande  e sente dificuldades com o soprano. Além disso, ele apresenta projeção sonora maior e um timbre mais encorpado. Ele tem cerca de 66 cm, assim seu som dura mais e as cordas apresentam maior tensão. Ainda assim, sua afinação é igual aos citados acima.

O Barítono possui uma afinação diferente dos demais e uma textura mais grave. Essa modalidade não é das mais populares. Entretanto ainda é uma boa pedida para quem já toca violão e quer um instrumento menor, mas com um som diferente. Isso porque ele apresenta a mesma afinação das cordas mais agudas de um violão: D (ré), G (sol), B (si) e E (mi). Além disso, ele é o maior em comprimento de todas as opções, podendo chegar a 76 cm.

Como tocar?
O ukulele é um instrumento pequeno de quatro cordas e é tocado com a mão ou palheta, se preferir. Ele é feito de madeira. Entretanto, existem alguns feitos de plástico ou outros materiais. Dessa forma, em alguns casos eles possuem o tampo feito de uma madeira superior maciça, como o abeto ou o mogno. Já as versões mais caras, podem ser feitas inteiramente de madeiras maciças, como mogno ou koa. Mas não para por aí, ainda existem outras variações de fusão entre dois tipos de instrumento. Como por exemplo, o “Guitalele” (Ukulele + Violão), o Ukulele Bass (baseado no baixo) e o “Banjolele” (Banjo + Ukulele).

Junte-se a um grupo seleto de artistas que sabem tocar esse famoso instrumento havaiano. Como por exemplo, Bruno Mars, Camila Cabello, Paul McCartney, Eddie Vedder, Brian May, Jason Mraz, Jack Johnson e muitos outros!

Aprenda ukulele na Performance Escola de Música. Ou se preferir, vamos até sua casa para ensinar esse agradável instrumento que tem ganhado cada vez mais espaço no meio musical. 

Pronto para se tornar um ukulelista? Agende agora mesmo uma aula!