Violão

violao-blog-performance-musica

Popularmente conhecido como violão, o nome correto do instrumento é guitarra clássica. Entretanto, quase ninguém chama assim. E o nome é o que menos importa, já que esse instrumento é o queridinho de muitos. Por ser fácil de carregar e relativamente fácil de ser acompanhado do canto, é bastante comum ver grupos de pessoas reunidas em torno de um violão em diversas ocasiões. Conheça um pouco da história do violão.

Origem do Violão

O violão é um instrumento musical acústico de cordas, possivelmente derivado do alaúde árabe ou da cítara romana há quase 2000 a.C. Mais tarde, ele começou a ser produzido na Espanha. E no início, ele era usado para a interpretação de peças de música erudita. E assim como hoje, formado por um corpo oco e chato, em forma de oito, feito de várias madeiras diferentes. Ainda assim, sua origem é incerta e longínqua. Isso porque a 𝘬𝘪𝘵𝘩á𝘳𝘢 grega foi renomeada de cítara pelos romanos e o alaúde arábe foi trazido pelos muçulmanos para a Península Ibérica.

Mas a forma e a estrutura do violão moderno são creditadas ao violonista espanhol Antonio Torres Jurado. Já que por volta de 1850, ele foi o responsável por alterar o tamanho do corpo, de suas proporções e fez uso de um leque no interior do instrumento. Além disso, o padrão interno de reforços de madeira usados ​​para prender a parte superior e traseira do violão, impede que a tensão o “desmanche”. O design criado por Torres melhorou o volume, o tom e a projeção do instrumento, inalterado desde então.

De nylon ou aço?

O violão pode ter dois tipos de encordoamento. Com isso, muda-se também a sua construção, já que os violões de nylon não suportam a tensão maior proporcionada pelas cordas de aço.

Sendo assim, no modelo com cordas de nylon, as cordas mais finas são feitas de polímero de nylon ou compostos utilizando carbono e titânio. Enquanto as mais grossas consistem em um núcleo composto por vários filamentos de nylon, enrolados em espiral por um fio metálico. Este fio é feito geralmente de cobre, cobre banhado a prata, ou até mesmo de prata pura, tratado com revestimento antioxidante.

Conheça alguns tipos de guitarra da mesma família do violão:

Guitarras de cordas de nylon/tripa:

- Violão de mão (Vihuela)

- Gittern

- Barroca

- Romântica

- Clássica, a versão moderna da guitarra original, incluindo modelos de cordas adicionais

- Russa/cigana (Balalaika)

- Flamenca

- Alaúde

Guitarras de cordas de aço:

- Acústica de cordas de aço, também conhecida como guitarra ocidental, folclórica ou country

- Doze cordas

- Ressonante (como a Dobro)

- Semi-Acústica

- Slide (lapsteel)

- De salão

- Lira

A versatilidade do instrumento

Na música popular o violão é muito usado para acompanhar o canto e na maioria das vezes é usado como apoio harmônico. E é comum a amplificação do violão com microfones dinâmicos. Ou nos casos mais recentes, o instrumento pode ser ligado via cabo em algum amplificador, parecido como é com a guitarra elétrica. 

Alguns dos nomes mais marcantes do violão na música brasileira são:

- Baden Powell 

- Raphael Rabelo

- Garoto

- Canhoto

- Yamandu Costa

- Penezzi 

- Guinga

Entretanto, esses nomes se limitam ao violão clássico. Sendo assim, há uma infinidade de músicos que tocam o violão. Desde Luan Santana, expoente sertanejo, até os consagrados Tim Maia e Tom Jobim. 

Como tocar violão?

Os acordes são feitos com a mão esquerda e os dedos da mão direita ou a palheta faz os ritmos ou arpejos. Mas este padrão é atrelado às pessoas consideradas destras para tocar o instrumento. Sendo assim, um canhoto inverte as mãos para conseguir tocar. Para saber qual é o seu caso é simples. Basta identificar com qual lado, ou mão, é mais intuitivo para tocar ou descobrir com qual se sente mais confortável. 

A Performance Escola de Música tem ensino individual de violão. Com a possibilidade de escolha entre o estudo erudito e popular. Além disso, também oferecemos especialização em jazz. Entretanto, nosso método não se resume a isso e estamos dispostos a ensinar aquilo que o aluno estiver mais à vontade e confortável em aprender. 

Quer saber mais? Entre em contato e agende agora uma aula de violão!