Flauta Transversal

flauta-transversal-performance-escola-de-musica

As primeiras flautas foram encontradas cerca de 35.000 anos atrás. Só tinham um orifício e eram feitas com ossos. Assim, se assemelhavam a apitos, produzindo sons semelhantes ao canto dos pássaros. E assim, aos poucos foram evoluindo em tamanho e furos, modificando também as possibilidades do som. Conheça sobre a flauta transversal.

Origem e evolução da flauta

A flauta transversal tem origem no traverso – uma flauta de madeira do período barroco, que já era tocada na posição horizontal. Portanto, já neste instrumento, o músico deveria soprar diretamente sobre o tubo de madeira através de um orifício. Desde então, é um instrumento muito usado em orquestras e existem vários tipos. Conheça:

- flauta transversal normal

- o pícolo (flautim – uma flauta menor)

- a flauta alto (uma flauta de dimensões maiores, e com o som mais grave)

- e a flauta baixo (maior e com o som mais grave ainda).

Na sua estrutura existe uma cabeça ou bocal, onde apoia-se a boca para soprar o ar provocando o som na flauta. Enquanto isso, no corpo da flauta ficam localizados os furos que dão as notas da melodia na flauta. Ou seja, os buracos que apertamos para que ela seja executada. E por fim, temos o pé, local onde ficam os buracos que produzem as notas mais graves.

Postura e como tocar

Para um bom som na flauta, quem toca deve estar com uma postura adequada do corpo. Assim, quem estiver tocando deve manter a coluna ereta. Além disso, os braços são mantidos um pouco afastados do tórax e da cabeça. Mas tudo isso da forma mais “orgânica” e natural possível, sem tensões desnecessárias. Dessa forma, quem toca não acaba tendo lesões, assim como não prejudica a sonoridade. A cabeça também precisa estar bem leve e os ombros e antebraços  de maneira “solta” e tranquila, tanto na posição sentada como em pé.

A flauta transversal atua dentro dos mais diversos gêneros e estilos musicais. No Brasil, além da música erudita, é muito presente dentro do samba, do choro e da bossa nova, por exemplo.

Onde aprender a flauta transversal?

Você pode aprender a tocar a flauta em qualquer idade! Assim como qualquer instrumento só precisa de vontade, disposição e curiosidade para adentrar este mundo maravilhoso dos sons coloridos da flauta. E em pouco tempo já dá pra tocar pequenas melodias, tanto em forma de solo, com um acompanhamento harmônico, ou em um grupo de flautas (duetos, trios, quartetos, etc.).

Além disso, ela traz diversos benefícios à saúde, pois trata-se um instrumento que trabalha muito a respiração. Assim como benefícios em termos de consciência corporal. Desta forma, além do aprendizado da música, pode ajudar no equilíbrio mental e emocional do indivíduo.

Tá esperando o que? Entre em contato conosco e agende uma aula experimental!