Flauta Transversal
A flauta transversal tem origem no traverso, um tipo de flauta de madeira do período barroco, que já era tocada na posição horizontal. Neste instrumento, o músico já deveria soprar diretamente sobre o tubo de madeira através de um orifício. Desde então, é um instrumento muito usado em orquestras e que possui vários tipos.
Na sua estrutura existe uma cabeça ou bocal, onde se apoia a boca e sopra-se o ar provocando o som na flauta. Já no corpo da flauta ficam localizados os furos que dão as notas da melodia na flauta. Ou seja, os buracos que apertamos para que ela seja executada. E por fim, temos o pé, local onde ficam os buracos que produzem as notas mais graves.
A flauta transversal atua dentro dos mais diversos gêneros e estilos musicais. No Brasil, além da música erudita, é muito presente dentro do samba, do choro e da bossa nova, por exemplo.
Para aprender a tocar é possível começar em qualquer idade! É necessário apenas vontade, disposição e curiosidade para adentrar este mundo maravilhoso dos sons coloridos da flauta. E em pouco tempo já é possível tocar pequenas melodias.
Entre em contato e saiba mais sobre nossas aulas!