Saxofone
O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com chaves, numa mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. Sendo assim, ele é composto basicamente por um tubo cônico, com cerca de 26 orifícios que têm as aberturas controladas por cerca de 23 chaves vedadas. A boquilha é a peça que se encaixa na extremidade mais fina do saxofone, na qual é fixada a palheta, onde o instrumentista sopra. Gerando assim, vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento. Dessa forma, a palheta está para o saxofone assim como a corda está para os instrumentos de corda. Ela é a responsável pela emissão do som do instrumento.
Seu inventor foi o belga Adolphe Sax, filho de um fabricante de instrumentos musicais. A ideia da criação do instrumento surgiu quando ele tentou adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, instrumento parecido com a tuba.
A família do instrumento é extensa. Entretanto, todos os membros possuem a mesma digitação e a escrita em clave de sol. Ou seja, varia-se a transposição de acordo com o registro do instrumento.
Dentre os sete instrumentos originalmente produzidos (família de Banda militar), do mais agudo para o mais grave, temos:
Saxofone sopranino, soprano, alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo.