Baixo
É um instrumento musical responsável, dentre outras funções, por fazer a ligação entre instrumentos harmônicos e melódicos com os instrumentos percussivos. Pode ser acústico ou elétrico.
O instrumento acústico, que deu origem ao elétrico, é comumente utilizado em peças orquestrais, na música erudita e no jazz. E toca-se na vertical utilizando vara ou simplesmente o pizzicato. Seu corpo tem o mesmo formato dos instrumentos da família dos violinos. Porém, pode chegar a ter 1,80m de altura, além de ter cordas específicas para ele e escala sem trastes. Assim, alguns modelos são eletrificados apresentam captadores dentro da caixa acústica. Já outros modelos verticais são totalmente elétricos. Entretanto, são menores já que não precisam da caixa acústica avantajada.
Já o baixo elétrico é um instrumento relativamente novo em comparação ao acústico. Lançado no fim de 1951, a criação de Leo Fender ajudou a resolver muitos problemas dos baixistas existentes até então. A revolucionária versão do instrumento musical no século XX inspira-se na guitarra elétrica Telecaster. Fender batizou o primeiro baixo elétrico de Preconício e era um Precision Bass.
Diga-se de passagem, a linha do baixo é considerada elemento essencial para a música. Entre os acadêmicos, a importância se define por sua amplitude, assim como a melodia, harmonia e o ritmo.
Agende agora uma aula de baixo!