Trompete
Dos instrumentos musicais, depois da voz humana, pode-se dizer que o trompete é um dos instrumentos mais antigos. Ele nasceu da necessidade que os pastores tinham para conduzir os seus rebanhos e para assustar animais pré-históricos. Os primeiros modelos eram usados como um megafone, para fins mágicos ou rituais. Dessa forma, cantava-se ou gritava-se para dentro do tubo para afastar os maus espíritos. Sem afinação ou escala, eles eram feitos a partir de tubos de cana, bambu, madeira ou osso e até conchas.
Mais tarde, os romanos e outros povos criaram o de metal para ser utilizado para fins militares. Seus toques comunicavam as ordens para o exército agir em combate. Em 1939, o francês Périnet patenteou um sistema de válvulas chamado “gros piston” que é a origem das válvulas utilizadas hoje em dia nos trompetes. A partir disso, surgiu uma nova era para os metais, pois com esse sistema de válvulas eles ficaram completamente cromáticos.
Além disso, com a utilização de um equipamento conhecido como surdina, é possível modificar o som dos trompetes. Através da obstrução da saída do som, criam-se variações no som. As quais alguns gêneros musicais como o jazz fazem um bom uso delas.
Você não só aprende a tocar. Aprende também sobre seu corpo, musculatura e respiração. Assim, você mergulha em todas as suas possibilidades desse instrumento versátil e incrível.
Agende agora uma aula de trompete!