Relacionando Cânions com os Cânones? Escola de Música Perfomance / Bairro Paraíso

Relacionando Cânions com os Cânones?

 

Eu sempre achei que a música tão famosa Canon de Pachelbel fosse inspirada ao vislumbre dos cânions. Nos EUA, Portugal e aqui no Brasil encontramos maravilhosos cânions sendo o mais profundo deles no Peru, uma verdadeira montanha invertida.

 

E dessa maneira também me impacta a música Canon, exuberante, com infinitas possibilidades de variações, assim pode se dizer que os cânions estarão sempre se modificando, com as águas erodindo os solos e o movimento das rochas subindo em um movimento longo e perpétuo, o Canon me mostra obter material harmônico e ideia melódica para variar de forma bela e sem fim.

 

Porém descobrir que a música não traz relação nenhuma na sua criação, foi uma coincidência apenas etimológica, a palavra em si traz a ideia de cano longo ou canhão, que na verdade ao meu ver traz uma ideia vaga e distante de ambos os lados.

 

Falemos então sobre a música Canon, alegrei-me ao descobrir a influência que Pachelbel teve sobre um dos meus músicos favoritos, top das galáxias J.S. Bach e sua família, dizem até que a Canon pode ter sido composta para um casamento de um irmão de Bach o qual Pachelbel era meio que padrinho. Podendo ser fato ou não, isso já nos dá indícios que Bach bebeu da fonte de Pachelbel e me alegra muito como professor de música perceber como os conhecimentos são necessariamente compartilhados e sua luz ao passar de mãos em mãos reluz cada vez mais deixando a escuridão, clareando e brilhando cada vez mais. 

 

A música Canon tem em si a proposta do cânone que é a repetição da ideia melódica de inúmeras maneiras, quase como uma variação, mas a diferença é que a ideia varia ou se repete em outras vozes em uma polifonia mesmo. Nessa técnica ninguém foi tão longe como Bach em complexidade e beleza, porém hoje em dia ela chega ser quase que um grande problema matemático podendo muitas vezes ser realizada apenas através de programas de computadores. 

 

Quem nunca brincou com a música Frère Jacques onde uma voz começa e a outra segue a outra em tempos diferentes e no final elas se encontram percebe a diversão que é, o que os grandes músicos fizeram foi realizar essa brincadeira com muita técnica e arte.

Pôde-se dizer que o cânone foi o arquétipo (modelo) e essência para o desenvolvimento do contraponto, que chegou em seu ápice com a fuga o qual sem sombra de dúvida no meio musical Johann Sebastian Bach foi o mestre dos mestres.

 

Claro que esse aprofundamento trouxe muitas regras em seu desenvolvimento e quero aproveitar também e relacionar o cânone com filósofos e religiosos, que acabou significando uma regra que vai se tornando uma lei que se reforça com o tempo. Não é incrível ver tudo isso relacionado a uma única peça musical, pois existem regras de homofônia e polifônia presentes. 

 

Elas, assim como os cânions que vão cada vez mais deixando sua marca ao longo dos anos, assim as leis se estabelecem com o desenrolar das problemáticas, dessa maneira o Canon foi se firmando com o passar do tempo tornando Pachelbel uma referência para não só Bach e sua família, mas também para tantos outros músicos. Cruzando fronteiras, aproveitando aqui, quero sugerir duas músicas de jazz, gênero o qual super bebeu da arte do divertimento do tema e suas ilimitadas possibilidades. 

São elas:

On the Sunny side of the street na versão de Dizzy Gillespie e Strausborg Saint Denis de Roy Hargrove.

 

Deixo um fortíssimo abraço musical e espero que curtam a música Canon que tive a alegria de tocar com meu amigo Washinton e minhas amigas Lin e Veronica. Viva Johann Pachelbel!

 

Professor Bruno Lucio

.   

.   

.   

.   

.   

#escolademusica #musica #auladecanto #auladeviolao #auladepiano #auladecavaquinho #aulademusicalizacao #auladetecnologiamuscial #auladeviolino #canto #violao #violino #piano #musicalizacao #educacaomusical #cavaquinho #compositor #jazz #blues #microempreendedor #song #music

1 comentário

  1. Silvia em 29 de abril de 2021 às 10:14

    Oi, Bruno, adorei a idéia de ter uma apresentação musical sua com os amigos e alunos. Foi uma pausa que alegrou minha manhã. Obrigada

Deixe um Comentário