Música no Período Barroco
Foi durante o Período Barroco que a música vivenciou uma de suas maiores revoluções. Esse período vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750. E foi durante esse período que surgiram características importantes como: o uso do baixo contínuo, a harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos, antes vigentes, assim como o sistema bem temperado, que mudou a divisão de intervalos de uma escala Ou seja, esse sistema é um marco divisor de águas na música mundial. Saiba o que causou essa divisão.
Sistema Temperado
Já no século XVI, o matemático Simon Steven dividiu uma oitava, ou seja de dó a dó, em doze partes iguais. Entretanto, a fundamentação disso veio com Andreas Werkmeister, no final do século XVII. Assim, com esse novo sistema de afinação, o intervalo de uma oitava passou a ser dividido em doze semitons iguais. A partir disso também, que se começa a usar os logaritmos para determinar as notas musicais e o intervalo entre elas.
Mais tarde, Johann Sebastian Bach compôs a peça “Cravo Bem Temperado”, comprovando que o sistema proposto por Wekmeister era possível. E diferente do que achavam na época, não comprometeu em nada a música como um todo. Neste conjunto de peças, Bach compôs nas 12 tonalidades existentes, tanto no modo maior, como no menor.
Mas afinal o que é o sistema temperado? A teoria musical determina que o intervalo de tom se divide em 9 comas. Ou seja, a “coma” é 1/9 de um tom. A partir disso, músicos e físicos começaram a ir em busca da melhor solução para igualar justamente essas nove pequenas partes que separam um tom. Afinal, a proposta era igualar os semitons em partes perfeitamente iguais. O sistema mudou a música como um todo. Já que a partir disso, a música ocidental o adotou. Enquanto a música oriental ainda apresenta distâncias menores que um semitom, utilizando as comas, apresentadas acima.
A divisão tonal na prática
Sabe-se que o semitom é o menor intervalo entre dois tons que se pode perceber auditivamente. Sendo assim, entre a nota Dó e a nota Ré encontramos a nota Dó# ou Réb, levando em consideração o próprio sistema temperado. Dessa forma, já estava determinado que a distância de um tom teria 9 comas. Entretanto, músicos e físicos discordavam entre si, de onde estariam esses espaços.
Segundo os físicos seria: Dó (4 comas) > Dó# (5 comas) > Ré.
Enquanto para os músicos: Dó (5 comas) > Dó# (4 comas) > Ré
Ainda que a divisão proposta pelos músicos fosse mais coerente, já que tinham audição mais apurada, o impasse permaneceu. Sendo assim, a saída encontrada foi simples. Ou seja, dividir em partes iguais as nove comas, ficando então cada semitom com 4 ½ comas:
Dó (4 ½ comas) > Dó# (4 ½ comas) > Ré
Hoje em dia, as teclas do piano ilustram a ideia do que possibilitou este sistema. Isso porque entre a nota Dó e a nota Ré representadas por teclas claras, há uma única tecla preta. Já que a partir do o Sistema Temperado serve tanto para a nota Dó# como para a nota Réb, que teoricamente são uníssonos. Sendo assim, instrumentos temperados ou de som fixo conhecidos são: o piano, o órgão, o harmônio e a harpa. Enquanto os não-temperados são aqueles capazes de emitir sons fora do sistema temperado, ou seja, capazes de tocar frequências entre um semitom.
Música no Período Barroco
Os compositores desse período escreveram diversos gêneros musicais, alguns inovadores para a época. Por exemplo, a ópera foi inventada na Renascença, mas foi no período barroco que Alessandro Scarlatti, Handel e outros desenvolveram grandes obras do gênero.
Na música litúrgica, a cantata prosperou, principalmente nos trabalhos de Bach e de compositores protestantes. Assim como as músicas para organistas virtuosos floriram, com o uso das tocatas, fugas, e outros trabalhos.
Além disso, sonatas instrumentais e suítes para dança foram escritas para instrumentos individuais, grupos de música de câmara, e pequenas orquestras. O concerto emergiu, tanto na forma para o intérprete solista como para orquestra, concerto “grosso”, onde um grupo pequeno de solistas cria um contraste com um grupo maior intercalando suas partes com perguntas e respostas do diálogo melódico.
Enquanto isso, as obras para teclado passaram a ser escritas para grupos maiores. Já que o próprio Bach escreveu um grande número de obras tanto para os instrumentos solo, como concertos. Com temas que se apresentam em arranjos de concerto para orquestra, ou suíte. Dentre grandes trabalhos de Bach que culminaram na música típica do Período Barroco estão: as Variações Goldberg, a Arte da Fuga e, a já mencionada, Cravo Bem Temperado.
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